Formatos de Arquivos – De Onde Vem as Siglas ?

Como mais uma das coisas que usamos muito diariamente no trabalho com a informática, as siglas das extensões de formatos de arquivos, caem no modismo sem que haja conhecimento do porquê, de onde vem e como são formadas. Veja alguns exemplos mais usados :
    
Formato PDF – Adobe – O que é e significa PDF ?
     
Significa Portable Document Format – PDF – é um formato de arquivo flexível para vá­rias plataformas e aplicativos. Com base no modelo de criação de imagens Post­Script, os arquivos de extensão PDF exibem e preservam, com precisão, fontes, lay­outs de página e gráficos ve­to­riais e de bitmap. É um arquivo compacto e confiável, muito eficiente em processos de editoração de impressão.
TIFF – O que é e significa TIF ?
 
Significa Target-Image File Format (TIFF) – é utilizado para a troca de arquivos entre aplicativos e plataformas de computadores. É um formato flexível de imagens bitmap suportado praticamente por todos os aplicativos de pintura, edição de imagens e la­yout de página. Pode ser gerado com ou sem compactação, sem perda na qualidade da imagem, porém a compactação torna mais lentos os processos de abertura e processamento da imagem.
JPEG – O que é e significa JPG ?
 
Significa Joint Photographic Experts ­Group (JPEG) – é usado frequentemente para exibir fo­to­gra­fias e ou­tras imagens de tons con­tí­nuos em documentos HTML na webe em ou­tros serviços online. O JPEG tem diferentes níveis de compressão, quanto maior a compressão menor será o tamanho do arquivo e pior será a qualidade e, uma vez comprimido, as perdas são definitivas. Da mesma forma sucessivos comandos de gravação causam perdas sucessivas.
    
Se o interesse for disponibilizar imagens na internet, é interessante mantê-las em um tamanho pequeno. No entanto, se a imagem for utilizada em um documento, é melhor mantê-la com o máximo de qualidade possível para que a impressão não seja prejudicada.