Digitalização de Desenhos Técnicos – Taxonomia

Digitalização de Documentos. Para você que já entendeu aqui como os equipamentos tratam as cores, qual scanner comprar, e tipos de documentos históricos e desenhos técnicos, vai mais uma dica : como organizar a busca dos arquivos digitalizados ?
 
Porque deste post ? Se você comprou um scanner de grande formato e vai vender serviços, agrega valor se adicionar a classificação e indexação das informações dos documentos. Também para interessados em contratar os serviços de digitalização com a AJS.
    
 
     
Taxonomia – Conceitos
 
A taxonomia ou taxionomia surgiu como Ciência das leis da classificação de formas vivas e, por extensão, ciência das leis da classificação. No ambiente dos sistemas de classificação, das ontologias, da inteligência artificial, é entendida como classificação de elementos de variada natureza.
 
O resgate da taxonomia nos sistemas de informação considera a unidade sistemática (taxon), não mais família, gênero, espécie, mas conceitos. 
 
Volume de informação requer padronização. As taxonomias atualmente são estruturas classificatórias que tem por finalidade servir de instrumento para a organização e recuperação de informação em empresas e instituições. Em resumo, a organização das informações através do conceito de taxonomia permite alocar, recuperar e comunicar informações dentro de um sistema de maneira lógica através de navegação.
As taxonomias tem sido bastante empregadas em portais corporativos e em bibliotecas digitais. Além destas aplicações, o seu uso tem sido também bastante difundido no contexto da web semântica permitindo padrões de alto nível para a ordenação e  a classificação de informação através do uso de mecanismos de herança.
O conceito de herança é um dos conceitos mais poderosos no desenvolvimento de software. As máquinas podem compreender corretamente relacionamentos de generalização e especialização entre as entidades atribuíndo propriedades às classes gerais e então assumindo que as subclasses herdam estas propriedades.
Continua
     
Fonte : adaptado de Taxonomia e Classificação: o princípio da categorização – Maria Luiza de Almeida Campos e Hagar Espanha Gomes