Arquivos Híbridos – Vetor e Imagem

A locação de propriedades por sistemas de coordenadas e a atualização das dimensões de áreas são constantes geradores de trabalhos em campo e escritório. O mesmo para estradas, grandes terraplenagens, mapa chave de grandes projetos, topografia, mapas de localização e outras utilidades onde se deseja mostrar em uma região a área de interesse.

Para este trabalho as cartas do IBGE são o pano de fundo e sistemas ideais.  Há muita reclamação, mas as cartas do IBGE são a única fonte de informação em alguns casos e regiões e para quem não deseja fazer um novo levantamento topográfico ou locação.

Uma utilidade da imagem raster ou digitalização é o “pano de fundo” para softwares que permitem inserir imagens em arquivos vetoriais. O resultado é um arquivo híbrido. Veja a imagem :
    
  
Na imagem os objetos em tons de cinza pertencem a imagem da carta que foi encomendada a vetorização das curvas de nível e hidrografia. A vetorização da hidrografia em azul escuro e as curvas de nível mestras em verde, intermediárias em azul claro. As informações estão em camadas ( layers ) diferentes, podem ser mostradas em tela do computador ou não.
   
    
Caso seja possível e necessário, ambas as informações – imagem e vetores – podem ser impressos para a mostra necessária a quem e no local de interesse. Também estudos e demonstrações podem ser realizados em tela do computador.
Para informação, quanto menor a escala do original fornecido, mais pontos podem ser colocados nas curvas de nível a serem vetorizadas, tornando o contorno, a apresentação e precisão para cálculos de terrenos, mais precisa.

Vetorize hoje !! A AJS há mais de dezessete anos vetoriza originais ou parte destes em todas as regiões do Brasil. Como resultado temos um dos maiores acervos de cartas do IBGE vetorizadas completamente ou parte delas. Consulte já !!! Em diversas escalas !!