O que é Vetorização ?

Quando documentos, textos ou desenhos, são convertidos em arquivos eletrônicos, existem dois tipos de formatos finais: RASTER ou VETORIAIS.
   
Arquivos digitalizados ( imagens raster ) são constituídos de pontos individuais chamados de pixels que são dispostos e coloridos de maneiras diferentes para formar um padrão.
   
Ao aproximar a imagem na tela será possível ver os quadrados individuais que formam a imagem total. O aumento do tamanho de uma imagem digitalizada ( esticar/ampliar o desenho ) tem efeito de um aumento de pixels individuais, o que faz com que linhas e formas se apresentem serrilhadas. 
   
Arquivos VETORIAIS são constituídos por VETORES. Vetores são entidades definidas matematicamente como uma série de pontos coordenados unidos por linhas.
  
Em cada ponto ou extremidade uma coordenada “x” e ” y” e em algumas vezes a coordenada “z”.
Cada vetor é uma entidade independente com propriedades como cor, forma, contorno, tamanho e posição na tela incluídas na sua definição.

Cada vetor é uma entidade independente e é possível mover e alterar suas propriedades repetidas vezes mantendo a sua nitidez e resolução originais não afetando os demais componentes do desenho no mesmo arquivo e arquivos referenciados.
  
Essas características fazem com que os programas de edição baseados em vetores sejam ideais para ilustração, modelagem 3D e desenhos de engenharia onde processos de layout exigem freqüentemente a criação e manipulação de objetos individuais.
  
Inicialmente, todos os arquivos digitalizados são uma imagem, uma foto.
VETORIZAÇÃO é o processo de conversão de arquivos digitalizados em arquivos vetoriais.
As linhas, elipses, retângulos, textos, curvas de nível e outras informações contidas em uma imagem ( digitalização ) são convertidas em entidades matemáticas que podem ser entendidas por um software de CAD.